Pesquisar este blog

22 de julho de 2012

TORTA DE ALFAJOR

TORTA DE ALFAJOR
Ingredientes : Pão-de-ló de chocolate : 250g de farinha de trigo com fermento 1 xícara de cacau em pó 250g de açúcar 8 ovos inteiros 1 colher (de sopa ) de emulsificante de sorvete Recheio de doce de leite e alfajor : 400g de doce de leite 1 caixinha de 200g de creme-de-leite 9 alfajores inteiros Recheio/ cobertura de chocolate : 300g de chocolate meio-amargo derretido 1 caixinha de creme-de-leite Calda para Regar: 1 Guaraná pequeno Recheio/cobertura : 600g de creme-de-leite fresco 400g de doce-de-leite Decoração de creme de chocolate: 200g de manteiga em temperatura ambiente ou margarina culinária 2 e ½ xícaras de açúcar de confeiteiro 8 colheres (de sopa) de cacau em pó 100g de creme de leite (controlar o ponto) Decoração complementar : chocolate granulado e alfajores
Modo de preparar o pão-de-ló: Em uma vasilha grande , bata com a batedeira na mão , todos os ingredientes da massa e bata , sem parar , até ficar bem cremoso como um sorvete. Coloque em 2 assadeiras de aro 26 cm ou maior , untadas fartamente com manteiga, asse em forno na temperatura média/baixa e corte cada uma ao meio , na largura, vamos ter 4 partes de pão- de- ló e pode acontecer de sobrar 1 parte. Modo de preparar o recheio de doce de leite : Misture o doce-de-leite com o creme-de-leite . Modo de preparar o recheio de chocolate : Derreta o chocolate , junte o creme-de-leite, facilitando a aplicação, um ponto cremoso. Para o creme de chocolate da decoração : Bata na batedeira todos os ingredientes e adicione o creme-de-leite ao ponto desejado, bata mais . Montagem : Monte na assadeira onde assou a massa , coloque primeiro um disco de papel manteiga untado com manteiga , depois o pão –de- ló e não umedeça , distribua o creme de doce de leite , alfajor (um ao lado do outro) e mais creme de doce de leite , pão –de- ló , umedeça com guaraná , creme de chocolate , pão-de-ló e assim deve ter terminado a altura da forma, depende da quantidade de recheio. Coloque o fundo metálico da outra assadeira e pode até colocar um peso para compactar (opcional) . Retire o disco metálico. Desenforme a torta emborcada de cabeça para baixo, retire o aro , o outro disco metálico e o papel manteiga. Passe creme-de-leite fresco (nata batida com doce de leite ) em toda a superfície , decore com pitangas de creme de chocolate e polvilhe granulado , decore com alfajores. Rende : 20 porções . Tempo de preparo : 1 hora.

BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE E DOCE DE LEITE

BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE E DOCE DE LEITE
Bolo: ½ xícara de óleo 3 ovos 1 copinho de iogurte natural ½ xícara de cacau em pó 1 xícara de açúcar mascavo 2 xícaras de farinha de trigo com fermento (controlar) Pudim: 400g de doce de leite 1 caixinha de creme-de-leite ½ xícara de leite de coco 4 ovos Complemento : 1 xícara de glucose de milho (350g)
Modo de preparar:Use uma forma de orifício central grande , fartamente untada com manteiga e besuntada com glucose de milho (ou mini-formas). Bata no liquidificador os ingredientes do bolo , menos as farinha que deve ser adicionadas ao conteúdo do liquidificador em uma tigela. Acomode a massa na forma . Use o liquidificador para bater todos os ingredientes do pudim. Coloque o pudim por cima da massa do bolo, use movimentos circulares para espalhar bem. Asse em banho-maria por 1 hora, sempre em temperatura média. Desenforme morno. Se quiser... cubra com mais glucose. Rende : 10 porções. Tempo de preparo : 70 minutos.

Translate